Lista de Exercícios sobre Equilíbrio Químico–sem resolução

Lista de Exercícios sobre Equilíbrio Químico

Questão 1

(UnB – 2o/02) Reações que envolvem óxidos de nitrogênio, como espécies oxidantes, e o dióxido de enxofre são termodinamicamente possíveis e consideradas importantes do ponto de vista ambiental. O dióxido de nitrogênio (NO2) é bastante solúvel em água e, quando em solução aquosa, dimeriza–se rapidamente, estabelecendo o equilíbrio com a espécie N2O4, o que é representado na equação abaixo, em que K refere–se à constante do equilíbrio.

I – 2NO2(aq) ⇌ N2O4(aq) K = 7 x 104 mol/L

O tetróxido de dinitrogênio, por sua vez, pode reagir segundo as equações abaixo, em que Eo representa os potenciais em volts.

II– N2O4 + 2H+ ” 2HNO2 + 2e Eo = + 1,07 V

III– N2O4 + 4H+ ” 2H2O + 2NO + 4e Eo = + 1,03 V

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

(1) Reações termodinamicamente possíveis são reações espontâneas; no entanto, sua influência no ambiente depende de dados cinéticos.

(2) Na equação I, a velocidade da reação direta é maior que a da reação inversa.

(3) Duas células eletroquímicas distintas tendo a mesma reação anôdica, mas com as reações catódicas sendo representadas respectivamente pelas equações II e III, apresentarão a mesma diferença de potencial com relação a um mesmo potencial de referência.

(4) O valor do potencial de redução exibido nas equações II e III é relativo ao eletrodo de hidrogênio, medido à pressão de 1 atm, à temperatura de 25oC e em concentrações das soluções iguais a 1,0 mol/L.

Questão 2

(UnB – 2o/97) Cerca de 90% do ácido nítrico, principal matéria–prima dos adubos à base de nitratos, são obtidos pela reação de oxidação da amônia pelo O2, em presença de catalisador – platina com 5% a 10% de paládio ou de ródio (ou de ambos) – a uma temperatura de 950oC. A reação é representada pela equação:

6 NH3(g) + 9 O2(g) ⇌ 2 HNO3(g) + 4 NO(g) + 8 H2O(g)

Essa reação ocorre nas seguintes etapas:

I– 6NH3(g) + 15/2O2(g) ⇌ 6NO(g) + 9H2O(g) DH = – 1359 kJ

II – 3 NO(g) + 3/2 O2(g) ⇌ 3 NO2(g) DH = – 170 kJ

III– 3NO2(g) + H2O(g) ⇌ 2HNO3(g) + NO(g) DH = – 135 kJ

Considerando que as reações das etapas de obtenção do ácido nítrico, totalmente ionizável em água, estão em equilíbrio, julgue os itens a seguir.

(1) Um aumento de pressão no sistema reacional eleva a produção de ácido nítrico.

(2) Pela equação global, verifica–se que a adição de água ao sistema diminui o rendimento da reação.

(3) Sabendo–se que a constante de ionização do ácido acético é igual a 1,8 x 10-5 mol/L, é correto concluir que este é mais forte que o ácido nítrico.

(4) A expressão para a constante de equilíbrio da reação global é Kc = clip_image002 .

Questão 3

(UnB – 1o/01) No início do século XX, a perspectiva da I Guerra Mundial gerou uma busca desesperada por compostos de nitrogênio, uma vez que o nitratos, usados como fertilizantes na agricultura, vinham sento utilizados na fabricação de explosivos. Essa demanda esgotou rapidamente os depósitos de compostos nitrogenados existentes naquela época. O problema da escassez desses compostos foi superado devido ao trabalho do químico alemão Fritz Haber, que descobriu um meio econômico para aproveitar ao gás nitrogênio, encontrado em abundância na atmosfera. Essa descoberta rendeu – lhe o prêmio Nobel de Química em 1918. O método inventado por Haber, utilizado até os dias atuais, consiste em uma síntese catalítica de amônia, sob temperatura e pressão elevadas, a partir dos gases nitrogênio e Hidrogênio, presentes no ar, segundo a equação abaixo.

N2(g) + 3H2(g) ⇌ 2NH3(g)

Sabendo que a decomposição de amônia é favorecida termodinamicamente pelo aumento da temperatura, julgue os itens a seguir, relativos ao processo mencionado no texto.

(1) A reação de síntese da amônia pelo processo Haber é exotérmica.

(2) A pressão elevada, mencionada no texto, é utilizada para deslocar o equilíbrio no sentido de formação de amônia.

(3) Com o aumento da temperatura, o equilíbrio é alcançado mais rapidamente.

(4) O uso de catalisador no processo propicia um estado de transição energeticamente idêntico àquele atingido sem o uso do mesmo.

(5) A unidade da constante de equilíbrio da equação mencionada no texto é (mol/L)2.

Questão 4

(UnB – 1o/99) A amônia tem uma grande importância na indústria de fertilizantes e na fabricação de explosivos. Considere que, em um sistema fechado, há 25ºC, a reação de obtenção da amônia encontra – se em equilíbrio, conforme indicado a seguir.

N2(g) + 3H2(g) ⇌ 2NH3(g) DH = – 22Kcal

Com o auxílio dessas informações, julgue os itens seguintes.

(1) O aumento da pressão no sistema favorece a formação de amônia.

(2) O resfriamento do sistema favorece o consumo de nitrogênio.

(3) Aplicando – se o princípio de Le Châtelier, conclui – se que, a 25ºC e a 1 atm, a entalpia de formação para o H2(g) é igual a zero.

(4) A retirada de amônia do sistema não afeta o rendimento da reação.

Questão 5

(UnB – 2o/01) Devido ao fato de os combustíveis fósseis representarem recursos energéticos não – renováveis, aliado a uma demanda crescente na utilização de energia, existe uma intensa procura por fontes alternativas. Entre as diversas fontes de energia disponível, a energia solar representa uma alternativa que poderia substituir os combustíveis fósseis, uma vez que, em um dia ensolarado, cerca de 1 KJ de energia atinge cada metro quadrado da superfície da Terra por segundo. No entanto, a utilização prática dessa energia depende do desenvolvimento de sistemas adequados de armazenamento. Uma estratégia viável seria promover uma reação química em um sistema fechado, a exemplo da reação representada pela equação

CH4(g) + H2O(g) + calor ⇌ CO(g) + 3H2(g).

Acerca desse assunto e com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.

(1) A quantidade de energia solar absorvida por um determinado material é inversamente proporcional à sua área de exposição à luz.

(2) Na equação apresentada, a energia potencial das espécies químicas metano e água é maior que a das espécies monóxido de carbono e hidrogênio, independentemente do equilíbrio.

(3) Em um forno aquecido com energia solar, o equilíbrio mostrado na equação favorece a formação de metano e água.

(4) A conversão de monóxido de carbono e hidrogênio em metano e água pode ser usada para obtenção de energia.

(5) Considerando que para movimentar um automóvel sejam necessários 12 kW de potência, então, instalando – se um painel solar de 6m2 de área sobre o teto desse veículo, seria possível a utilização da energia solar para movimentar o automóvel, supondo 100% de eficiência na conversão da energia solar em energia de movimento.

Questão 6

(UnB – 1o/97) Um estudante estava digitando o seu trabalho didático de Química e, inadvertidamente, comia sanduíche, cujo molho continha vinagre. Acidentalmente, o molho caiu no teclado. Sabendo que a constante de dissociação do ácido acético é igual a 1,8 x 10-5 mol/L, julgue os itens a seguir, a respeito dos conceitos relacionados às conseqüências químicas provocadas pelo acidente.

(1) A concentração hidrogeniônica da solução derramada sobre o teclado provavelmente deve ser maior do que 1 x 10-7 mol/L.

(2) Se um aluno fizesse a limpeza do teclado com algum material contendo ácido, provavelmente deslocaria o equilíbrio de dissociação do ácido acético para o lado de sua forma não–ionizada (CH3COOH D CH3COO + H+).

(3) Após o ácido acético atingir o seu estado de equilíbrio na solução derramada, a concentração de acetato permanece inalterada, apesar de íons acetato continuarem reagindo com íons H+.

Questão 7

(UnB – 1o/98) Por apresentar cores diversas conforme a acidez ou basicidade do meio em que se encontra, o extrato de repolho roxo pode constituir–se em bom indicador universal de pH. Neste experimento serão testados alguns materiais de uso doméstico para se determinar a acidez ou basicidade dos mesmos. Para isso, você colocará em cada tubo de ensaio 5 mL de água destilada e 5 mL de extrato de repolho roxo. Acrescentará cinco goras do material a ser testado e comparará a cor obtida com a escala–padrão.

Estudando o equilíbrio ácido-base. In: Química Nova na Escola, n.o 1, maio/1995 (com adaptações)

Com o auxílio do texto, julgue os itens abaixo.

(1) O indicador utilizado no experimento é um catalisador, não participando, portanto, do equilíbrio ácido–base.

(2) Se os materiais testados forem ácidos, a adição de substâncias básicas a eles consumirá os íons H+, deslocando o equilíbrio no sentido da ionização dos ácidos presentes nos materiais.

(3) Uma reação ácido–base cessa ao atingir o equilíbrio.

(4) Entre os materiais ácidos, considerando–se concentrações idênticas, apresentará o menor valor de pH o que contiver um ácido com menor valor de constante de ionização.

Questão 8

(UnB – 1o/00) As propriedades ácidas e básicas de soluções aquosas dependem de características do solvente, a água. Essa, quando pura, ou quando usada como solvente, dissocia – se parcialmente, em íons H3O+ e OH. Na água pura a 25oC, as concentrações desses íons são iguais a 1,00 x 10-7 mol/L; e a 37oC, são iguais a 1,50 x 10-7 mol/L.

Com base na mudança dos valores da propriedade de auto – ionização da água em função da temperatura, julgue os itens a seguir.

(1) O valor da constante de equilíbrio para a reação de auto – ionização da água pura a 25oC é igual; a 1,00 x 10-14 mol2/L2.

(2) A 37oC, a reação de auto – ionização da água pura ocorre com maior intensidade que a 25oC.

(3) O valor da constante de equilíbrio para a reação de auto – ionização da água pura é maior a 37oC.

(4) A 37oC, a água pura não é mais neutra.

Questão 10

(UnB – 2o/98) Calcule, em mols por litros, o valor da constante de ionização do ácido acetilsalicílico(H – AAS), no equilíbrio representado pela equação H – AAS D H+ + AAS, sabendo que uma solução cuja concentração da espécie não – ionizada no equilíbrio é igual a 5 x 10-3 mol/L possui pH igual a 3. Multiplique o valor calculado por 105 e despreze a parte fracionária de seu resultado caso exista.

Questão 11

Numa das etapas da obtenção industrial do ácido sulfúrico ocorre a transformação do dióxido em trióxido de enxofre, de acordo com:

2 SO2(g) + O2(g) ⇌ 2 SO3(g) DH = – 198 kJ

Medindo-se as concentrações dos componentes da reação à temperatura constante em função do tempo, obtém-se o seguinte gráfico:

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Pergunta-se:

As curvas A, B e C pertencem a qual componente da reação e qual o valor de Kc para a reação? Justifique.

Questão 12

A reação de íons ferro III com íons tiocianato pode ser representada pela equação:

Fe+3(aq) + SCN-1(aq) ⇌ FeSCN+2(aq)

Nesta reação a concentração dos íons varia segundo o gráfico abaixo sendo a curva I correspondente ao íon Fe+3(aq).

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a) A partir de que instante podemos afirmar que o sistema entrou em equilíbrio? Explique.

b) Calcule a constante de equilíbrio para a reação de formação do FeSCN+2(aq).

Questão 13

O íon complexo [Cr(C2H8N2)2(OH)2]+ pode existir na forma de dois isômeros geométricos A e B que estão em equilíbrio:

Isômero A⇌ Isômero B

Numa experiência, realizada a temperatura constante, em que se partiu do isômero A puro, foram obtidos os seguintes dados da concentração desse isômero em função do tempo, em segundos:

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a) Obtenha os dados da concentração do isômero B e construa uma tabela desses dados para todos os tempos indicados.

b) Qual o valor da constante desse equilíbrio? Justifique.

Questão 14

O bicarbonato de sódio sólido é usado como fermento químico porque se decompõe termicamente, formando gás carbônico, de acordo com a reação representada pela equação química:

2 NaHCO3(s) ⇌ Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(g)

a) Escreva a expressão matemática para a constante de equilíbrio expressa em termos de concentração (Kc).

Questão 15

À temperatura ambiente, o NO2(g), gás castanho-avermelhado, está sempre em equilíbrio com o seu dímero, o N2O4(g), gás incolor. Preparam-se dois tubos fechados com a mesma coloração inicial. Um deles foi mergulhado em banho de gelo + água e o outro em água a 80 ºC. O tubo frio se tornou incolor e o quente assumiu uma coloração castanho-avermelhada mais intensa.

a) Com base nas observações descritas, explique se a reação de dimerização é endo ou exotérmica.

b) Em qual das duas temperaturas o valor numérico da constante de equilíbrio é maior? Explique.

Questão 16

Refrigerantes possuem grandes quantidades de gás carbônico dissolvido. A equação abaixo representa, simplificadamente, o equilíbrio envolvendo esse gás em solução aquosa.

CO2 (g) + 2 H2O(L) ⇌ HCO3-1(aq) + H3O+(aq)

A dissolução de gases em líquidos é favorecida pelo aumento da pressão e diminuição da temperatura. Por outro lado, a concentração de íons hidrogênios no estômago é elevada. À luz desses fatos explique a eructação (arroto) provocada pela ingestão do refrigerante.

Questão 17

O pentacloreto de fósforo é um reagente muito importante em Química Orgânica. Ele é preparado em fase gasosa pela reação

PCl3(g) + Cl2(g) ⇌ PCl5(g)

Um frasco de 3 L contém as seguintes quantidades no equilíbrio, a 200 ºC: 0,120 mol de PCl5; 0,600 mol de PCl3; e 0,0120 mol de Cl2. Calcule o valor da constante de equilíbrio, a essa temperatura.

Questão 18

A constante de equilíbrio, Kc, para a reação:

H2(g) + CO2(g) ⇌ H2O(g) + CO(g)

é 1,60 a 986 ºC. Calcule a concentração final de cada componente do sistema, em equilíbrio, quando se misturam, 1,00 mol de H2(g), 2,00 mols de CO2(g), 3,00 mols de H2O(g) e 4,00 mols de CO(g) e um balão de 10,0 L, naquela temperatura.

Questão 19

Embora indesejável no ar, a oxidação do SO2 nos conversores de uma fábrica é um bom exemplo das inúmeras aplicações industriais os princípios da físico–química. A conversão de SO2 em SO3, na presença de oxigênio e catalisador apropriado, é uma reação exotérmica e reversível, com conversão de 80% em massa, a 600K. Suponha que a reação mencionada tenha sido simulada em laboratório para estudo de alguns parâmetros físico–químicos e considere que, nesse experimento:

· A massa inicial de oxigênio foi de 6,4 g;

· A massa de SO2 adicionada ao sistema para iniciar a reação foi de 12,8g;

· A reação foi realizada em um sistema fechado;

· Os gases envolvidos na reação comportam–se idealmente;

· O volume do recipiente utilizado para a reação era igual a 1,6 L;

· M(O) = 16,0 g/mol e M(S) = 32 g/mol.

Com base nessas informações e nas condições descritas, faça o que se pede, desprezando a parte fracionária do resultado final obtido, após efetuar todos os cálculos solicitados.Calcule a massa, em gramas, de SO3 obtida ao final do experimento, multiplicando a quantidade calculada por 10.

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Publicado em 01/10/2010, em Exercícios de Química. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

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