Educação Verdade

É triste saber como nossa educação declinou. Professores despreparados, alunos que não respeitam seus professores, pais despreocupados com o desempenho do filho, salas de aula precárias, material didático fraco, enfim, uma vergonha.

Mas nem sempre foi assim. Os educadores do passado eram vistos como médicos, engenheiros, advogados, eram respeitados, vistos como responsáveis pelo futuro do país. Eram admirados pela sociedade, os parentes se orgulhavam em ter um professor na família e os alunos os respeitavam pela sabedoria e acima de tudo por que era um Professor.

Agora eu pergunto: onde foi parar esse respeito? Essa admiração e status?

Quando éramos crianças, nossos pais sempre falavam de seus professores, da rigidez, da grade escolar que não era fácil e dentro da  sala de aula, a palavra do professor era lei.

Claro que não precisamos de uma ditadura escolar, porém, precisamos resgatar o mérito do professor. Começando pela preparação acadêmica, pois convenhamos, está uma bagunça. Qualquer um se torna professor. As faculdades particulares estão somente preocupadas com a mensalidade do aluno, não estão dando importância com o que ele aprende e como ele aprende. Os jovens não levam a sério o ensino fundamental e o ensino médio e quando chegam ao vestibular estão totalmente despreparados. E o que eles fazem? Entram em uma faculdade particular, pois não existe um sistema qualificatório e assim, até analfabeto que consiga comprar um diploma do ensino médio consegue entrar e o que é pior, se formar. E são esses professores despreparados que vão ensinar nossas crianças e jovens, felizes com o mísero salário pago pelo governo por não terem nenhuma ambição.

Quanto aos professores que ralam desde cedo, estudando e estudando, incentivados pelos familiares ou não, para terem uma boa profissão e uma vida digna e honesta, são maltratados e humilhados por alunos, pais e governantes. Trabalham dia e noite, ensinando e preparando aulas para alunos malcriados, não recebem incentivo de ninguém e muito menos reconhecimento.

Essa é a realidade da educação no Brasil. Famílias vivem com a ilusão da bolsa escola que em minha opinião, só serviu para aumentar a popularidade do presidente. E se o analfabetismo no Brasil diminuiu, não foi por intervenções governamentais e sim, por existir professores dedicados que amam a profissão e lutam por um país melhor.

Anúncios

Publicado em 03/10/2010, em Atualidades. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: