LHC inicia nova fase de colisões com íons

Paula Rothman, de INFO Online Quinta-feira, 04 de novembro de 2010 – 13h10

Cern

LHC inicia nova fase de colisões com íons

SÃO PAULO – O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, CERN, anunciou hoje uma mudança nas pesquisas de sua mais famosa máquina.

A partir de agora, o Grande Colisor de Hádrons (LHC) irá acelerar e colidir íons de chumbo – ou seja, átomos do metal sem seus elétrons.

Leia também:

A mudança marca uma nova fase de explorações do LHC, uma máquina circular de 27 km enterrada na fronteira franco-suíça. A colisão de íons pesados, como os de chumbo, é um laboratório para estudar matérias muito quentes, muito densas, similares às encontradas no início do universo.

Um dos objetivos da nova fase é produzir pequenas quantidades dessa matéria, conhecida como plasma “quark-gluon”, e estudar sua evolução até o tipo de matéria que compõe o universo hoje. As colisões podem ajudar a entender as propriedades das interações fortes, que unem as partículas chamadas quarks a objetos maiores, como  prótons e nêutrons.

O LHC já havia alcançado seus objetivos deste ano ao colidir prótons com a energia recorde de 7 trilhões de elétron-volts (TeV). Um elétron volt (eV), é a energia adquirida por um elétron quando acelerado através de uma diferença de potencial de 1 volt. Com isso, a máquina conseguiu encerrar as pesquisas estipuladas para os prótons e alcançou resultados significativos, como a validação de alguns aspectos do modelo padrão das forças e partículas.

O principal objetivo para 2011 agora é coletar dados suficiente para cruzar uma nova fronteira da física – trabalhando com íons. O LHC vai usar íons de chumbo até 6 de dezembro, antes de uma parada para manutenção As operações começam de novo em fevereiro de 2011. 

Anúncios

Publicado em 04/11/2010, em Ciência e tecnologia. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. e ae professor gostei muitooo do seu blog tem um monte de coisas interesantes q eu cheguei ao ponto de gostar muitoo parabéns q vc continue assim prof… ksksksks vlwww até mais!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: