Mais de cem anos de mudanças do clima

Cientistas criam gigantesca base de dados
A revista trimestral da Sociedade Real de Meteorologia da Grã-Bretanha publicou seu Projeto de Reanálise do Século 20, uma análise abrangente de todos os eventos globais do clima desde 1871 – permitindo que pesquisadores tenham melhor entendimento dos impactos de longo prazo de extremos do clima.
De acordo com o chefe do estudo Gil Compo, “produzir esta enorme base de dados requereu um esforço internacional para coletar observações históricas e registros de fontes tão diversas como de capitães do mar do século 19, exploradores da virada do século e médicos – todas relacionados com o auxílio de supercomputadores”.
Os mapas resultantes do clima, chamados de reanálises, fornecem um registro muito mais longo do que o atualmente disponível de variabilidade climática no passado. E projetam a variabilidade do tempo em um clima em aquecimento.  “Ainda”, diz ele, “dão um insight valioso sobre eventos do tempo e do clima, como a Nuvem de Poeira dos anos 1930”. (A Nuvem resultou do despregamento de solos erodidos pela força de ventos, e assolou Colorado, Kansas, Oklahoma e Texas).
O estudo envolveu mais de 30 organizações e institutos de pesquisa nos Estados Unidos. É o primeiro de seu tipo a abranger todo um século. Uma versão anterior havia sido publicada em 2008, e cobria o período de 1908 a 1953.
“Estes dados da reanálise”, segundo disse Compo ao Celsias, “permitirão que cientistas examinem rigorosamente variações passadas do clima em comparação com modelos de simulação, o que é crítico para gerar confiança em modelos de projeção de variações regionais e o alto impacto de eventos extremos”.

Anúncios

Publicado em 28/01/2011, em Meio Ambiente. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: