Radiação Cherenkov

Publicado em 13 Nov 2010 às3:06 pm

brilho azul radioativo
A foto mostra cápsulas de aço inxidável contendo resíduo nuclear, em especial isótopos de césio e estrôncio, submersas em uma piscina em Hanford (EUA). São num total de 1936 destes containers.
Somandos, estes resíduos apresentem mais de 120 milhões de curies (Ci) de radioatividade. Um curie significam 3,7 x 1010 desintegrações por segundo. Uma máquina de radioterapia pode ter aproximadamente 1000 Ci de radioisótopos como o césio-137 ou cobalto-60. Esta quantidade de material nuclear pode produzir efeitos graves para a saúde mesmo em poucos minutos de exposição.

O brilho azul é devido ao Efeito Cherenkov, que ocorre pela radiação eletromagnética emitida quando uma partícula carregada, liberando energia, se move mais rápido que a luz através de um meio transparente. Lembre que a velocidade da luz só é máxima no vácuo, em outros materiais a velocidade da luz pode ter um valor mais baixo.

A temperatura destas cápsulas é elevada e chega a atingir 165 oC. A piscina de água serve como um escudo contra a radiação, e um humano a poucos centímetros de uma destas poderia receber uma dose letal de radiação em apenas 10 segundos.

Via Arikamusic

Anúncios

Publicado em 10/04/2011, em Ciência e tecnologia. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Bernardo Ferrari

    A temperatura das cápsulas chega a atingir 165ºC. A água vira vapor a 100ºC (ou menos, dependendo do lugar). A água não evaporaria e mataria quem está por perto, bem mais do que alguns centímetros?

    Curtir

  2. Sim, porém o que está a está temperatura são as cápsulas e não a água, ela serve como um veículo para resfriar as cápsulas, se não, estas fundiriam …

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: