Hélio

He

Número atômico: 2

Massa atômica: 4,00260 g.mol -1

Eletronegatividade de acordo com a Pauling:

Densidade: 0,178 * 10 -3 -3 g.cm a 20 ° C.

Descoberto por: Sir Ramsey em 1895.

Propriedades: elemento químico gasoso, símbolo He, número atômico: 2 e peso atômico 4,0026 g / mol. Hélio é um dos gases nobres do grupo O da tabela periódica. É o segundo elemento mais leve. A principal fonte de hélio no mundo é uma série de campos de gás natural nos Estados Unidos.

O hélio é um gás incolor, inodoro insípido e não tóxico. É menos solúvel em água do que qualquer outro gás. É o elemento menos reativo e não essencialmente formar compostos químicos. A densidade e viscosidade de hélio vapor são muito baixos.

A condutividade térmica e o conteúdo calórico são excepcionalmente elevados. Hélio pode ser liquefeito, mas a sua temperatura de condensação é a mais baixa entre todas as substâncias conhecidas.

O hélio foi o gás usado pela primeira vez para encher balões e dirigíveis. Esta aplicação acontece na altitude de pesquisa e por balões meteorológicos. O principal uso do hélio é como um gás de proteção inerte na soldagem autógena. Seu maior potencial é encontrado em aplicações em temperaturas muito baixas. O hélio é o único refrigerador que é capaz de atingir temperaturas inferiores a 15 K (-434 º F).

A principal aplicação da temperatura ultralow é o desenvolvimento do estado supercondutividade, em que a resistência ao fluxo de eletricidade é quase zero. Outras aplicações são a sua utilização como gás de pressurização em propelentes líquidos para foguetes, em misturas de hélio e oxigênio para mergulhadores, como fluido de trabalho em reatores nucleares resfriado por gás e como transportadora de gás em análise química por cromatografia gasosa.

Hélio no ambiente: Helium é o segundo elemento mais abundante no universo conhecido, depois do hidrogênio. Hélio constitui a 23% de toda a matéria elementar medido em massa. O hélio é formado na Terra por decaimento radioativo natural de elementos mais pesados.

Anúncios

Publicado em 14/11/2011, em Conceitos Químicos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: