Neutrinos são usados para comunicação

A mensagem enviada continha a palavra ‘Neutrino’ em formato binário

Pela primeira vez, cientistas conseguiram enviar uma mensagem usando um feixe de neutrinos que passou através de 240 metros de rocha sólida. A equipe responsável pelos testes não revelou quanto tempo a mensagem, que continua a palavra ‘Neutrino’, levou para chegar ao seu destino.
“Usando neutrinos, a comunicação entre dois pontos distintos na Terra seria possível nem a necessidade de cabos ou satélites”, disse Dan Stancil, professor de engenharia elétrica e engenharia de computação na North Carolina State University. “Sistemas de comunicação baseados em neutrinos podem ser mais complicados que a maioria dos sistemas de comunicação disponíveis hoje, mas podem ter importantes usos estratégicos no futuro”.
O mais intrigante sobre o uso de neutrinos para comunicação é que eles podem penetrar em praticamente tudo o que encontram pelo caminho. Isto pode ser particularmente útil para submarinos, por exemplo, ou para enviar mensagens a partir do espaço.
Por causa de sua carga elétrica neutra e massa quase inexistente, os neutrinos não são afetados pelo magnetismo ou gravidade.
O experimento foi realizado no Fermilab, usando seu acelerador de partículas e um detector conhecido como MINERvA, localizado em uma caverna a 100 metros e profundidade.

A mensagem enviada continha a palavra ‘Neutrino’ em formato binário. Os neutrinos tiveram que ser disparados em grandes grupos, já que eles são difíceis de serem detectados. Mesmo com o detector MINERvA, apenas um em cada 10 bilhões de neutrinos é detectado.
Depois que os neutrinos foram detectados, um computador do outro lado traduziu o código binário da mensagem para Inglês.

Anúncios

Publicado em 15/03/2012, em Ciência e tecnologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: