Siliceno: o novo substituto do grafeno

Elemento feito de silício, porém tão fino quanto o grafeno, adapta-se melhor aos equipamentos eletrônicos atuais.

Por Beatriz Smaal em 28 de Março de 2011

Linhas de um átomo

Fonte da imagem: Guy Le Lay/Science News

Se você já ouviu falar do grafeno, sabe que ele é cotado como o grande responsável por substituir outros elementos (especialmente o silício) na construção de computadores e baterias, trazendo alta condutividade para os equipamentos eletrônicos.

Entretanto, existem inúmeras pesquisas sendo realizadas para trazer novas opções para a produção de condutores e semicondutores, levando o que há de melhor na física e química para o seu próximo computador.

Um desses novos produtos é o siliceno, testado experimentalmente por dois times diferentes de especialistas. Tanto os físicos da Ishikawa (no Japão) quanto de Marselha (na França) chegaram a uma estrutura similar, capaz de realizar as mesmas tarefas que uma folha de grafeno.

O siliceno (silicene) é uma lâmina extremamente fina, com um átomo de espessura. Porém, em vez de ser construído com grafite, como o grafeno, ele tem uma camada de silício, produto já largamente usado na indústria eletrônica.

Estrutura do siliceno

Fonte da imagem: Guy Le Lay/Science News

Apesar de não se alinhar naturalmente para formar a lâmina, o silício pode ser manipulado com prata e cerâmica para apresentar essas características. Com isso, o siliceno está mais integrado com os aparelhos eletrônicos da atualidade, já que eles se utilizam do elemento para funcionar.

Os estudos sobre esta nova forma ainda estão em fase inicial, ou seja, ainda são necessários vários anos para que a novidade seja aplicada em aparelhos comerciais. Além disso, os cientistas precisam encontrar uma maneira mais simples de criar o siliceno, para que ele se torne tão viável quanto o grafeno.

Siliceno, o substituto do grafeno, começa a dar seus primeiros passos

Composto feito de silício foi transformado em uma lâmina de apenas um átomo de espessura pela primeira vez.

O componente que combina as variadas capacidades do silício com a finura extrema do grafeno. Apontado por muitos como o futuro dos elementos usados na fabricação de hardware, o material acaba de ganhar forma pela primeira vez.

A novidade é resultado do trabalho conjunto do professor alemão Patrick Vogt, da Universidade Técnica de Berlim, e colegas da francesa Universidade Aix-Marseille. De acordo com a New Scientist, eles criaram o siliceno condensando vapor de silício em uma placa de prata, formando assim camadas com a espessura de um único átomo.

As características do grafeno e do siliceno são semelhantes, e aí está a vantagem deste material. Como ele é feito do mesmo componente da maioria dos chips fabricados na atualidade (o silício), sua adaptação às linhas de produção seria muito mais simples e barata.

Fonte: New Scientist

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/hardware/22886-siliceno-o-substituto-do-grafeno-comeca-a-dar-seus-primeiros-passos.htm#ixzz1tY7iah1q

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/9332-siliceno-o-novo-substituto-do-grafeno.htm#ixzz1tY7Orldj

Anúncios

Publicado em 30/04/2012, em Ciência e tecnologia. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Iesp , 1°Ano ensino médio B , Felipe Nº 06

    Nesta experiência, é mostrada a reação entre três substâncias: álcool (C2H6O, líquido de cima), permanganato de potássio (KMnO4, pó preto que forma solução roxa) e ácido sulfúrico (H2SO4, líquido de baixo). O ácido sulfúrico reage com o permanganato de potássio formando o heptóxido de manganês (Mn2O7), que, em contato com um combustível (neste caso o álcool) inicia uma reação de combustâo. As luzes no interior do frasco nada mais são que a reação de auto-combustão da mistura. As reações que ocorrem são:

    .

    KMnO4 + H2SO4 –> HMnO4 + KHSO4

    2HMnO4 –> Mn2O7 + H2O (o excesso de H2SO4 catalisa esta reação, funcionando como desidratante.)

    Mn2O7 –> 2MnO2 + 3[O] (oxigênio atômico, muito reativo)

    C2H6O + 6[O] –> 2CO2 + 3H2O

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: