Máquina Z – O maior gerador de raios X do mundo

Mais artigos por Bruna Nobre

Usada para estudar as propriedades físicas de estrelas densas, como por exemplo as anãs brancas, a Máquina Z parece um equipamento de um filme de ficção científica.

Ela é o maior gerador de raios X do mundo, capaz de gerar pressões 10 milhões de vezes maiores do que a pressão atmosférica terrestre e é utilizada para testar o comportamento de materiais em situações de altas temperaturas e pressão. Esta super máquina está em Albuquerque, Novo México, e é operada pelos laboratórios Sandia National Laboratories, mais precisamente pela equipe do astrônomo Don Winget.

O funcionamento da máquina passa pela liberação de um impulso elétrico e o seu campo magnético associado. Por alguns nanossegundos, o poder e a densidade da corrente é tão grande – mais de seis vezes o total de energia liberada por todas as usinas do mundo – que vaporiza os fios de tungsténio, gerando uma substância conhecida como hidrogênio plasma. Simultaneamente é produzido um campo magnético suficientemente potente para levar o plasma a implodir. O plasma, em colapso, produz raios X que provocam uma onda de choque contra o material em teste.

Hoje a equipe de Winget utiliza a máquina com o objetivo de estudar a formação das estrelas e o que acontece no interior das mesmas.

Essa poderosa máquina já fez façanhas como, por exemplo, a de liquefazer uma pedra de diamante e, graças a explosão maciça de radiação e de raios X ocasionada pelo campo magnético junto ao plasma, é possível a formação de um pequeno pedaço de estrela anã branca, que é 10.000 vezes mais densa do que a superfície do nosso sol.

Estas proezas são consideradas os primeiros passos para a exploração da fusão nuclear, o mecanismo de geração de energia das estrelas e uma possível saída para atender às necessidades de energia da Terra em crescimento.

Anúncios

Publicado em 23/01/2013, em Atualidades. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: