Partícula descoberta no LHC é "um" bóson de Higgs.

Redação do Site Inovação Tecnológica – 15/03/2013

Partícula descoberta no LHC é

A definição sobre o bóson de Higgs terá que esperar até que o LHC volte a funcionar, em 2015 – mas há a possibilidade de que o LHC não consiga responder definitivamente a questão. [Imagem: Fermilab]

Cientistas responsáveis pelos detectores ATLAS e CMS do LHC apresentaram uma nova rodada de resultados para tentar elucidar exatamente do que se trata a partícula descoberta no ano passado, então apresentada como um “bóson do tipo Higgs”.

Tendo agora analisado duas vezes e meia mais dados do que estava disponível no ano passado, eles acreditam que a nova partícula está se parecendo cada vez mais como “um” bóson de Higgs – mas não necessariamente com “o” bóson de Higgs.

Por isso, eles decidiram tirar a especificação “tipo” – até agora era um “bóson tipo Higgs”, passando a ser “um bóson de Higgs”.

Contudo, continua aberta a questão se é ou não o bóson de Higgs do Modelo Padrão da física de partículas, responsável por dar massa a todas as demais partículas.

A partícula possivelmente seria o mais leve de vários bósons previstos por algumas teorias que vão além do Modelo Padrão.

Chegar a uma resposta definitiva para essa questão vai levar tempo.

Ser ou não um bóson de Higgs é demonstrado pela forma como a partícula interage com outras partículas, e pelas suas propriedades quânticas.

Por exemplo, postula-se que um bóson Higgs não tem spin e, no Modelo Padrão, sua paridade – uma medida de como a sua imagem-espelho se comporta – deve ser positiva.

Os grupos do CMS e do ATLAS compararam várias opções de spin/paridade para a nova partícula observada, e todas “preferem” a situação sem spin e paridade positiva.

Isso, juntamente com as interações da nova partícula com outras partículas, indica fortemente tratar-se de um bóson de Higgs.

“Os resultados preliminares com o conjunto completo de dados de 2012 são magníficos e, para mim, está claro que estamos lidando com um bóson de Higgs, embora ainda haja um longo caminho a percorrer antes de sabermos que tipo de bóson de Higgs ela é,” disse Joe Incandela, porta-voz da colaboração CMS.

Anúncios

Publicado em 15/03/2013, em Ciência e tecnologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: