Força Nuclear Forte, o que é ?

O que é a Força Forte?

O que mantém o núcleo de um átomo unido? Lembre-se que o núcleo atômico é formado por prótons e neutrons. Os neutrons não possuem carga elétrica mas os prótons são partículas dotadas de carga positiva. Deste modo, existe uma intensa força de repulsão eletromagnética entre os prótons. Porque motivo, então, o núcleo de um átomo é estável?

Na verdade, os físicos notaram que a estabilidade nuclear é produzida pela presença de um novo tipo de interação entr…e partículas, a força nuclear forte, também chamada de força nuclear, de interação nuclear ou de força forte. É esta interação que mantém o núcleo atômico unido.

A estabilidade nuclear está associada à força forte. Se ela não existisse, os núcleos atômicos não existiriam pois é ela que mantém o núcleo unido. Na ausência da força forte, a força dominante no núcleo seria a interação eletromagnética. Como os prótons possuem a mesma carga positiva, eles sofreriam uma intensa repulsão que provocaria o seu rápido afastamento impedindo que eles se aglutinassem para, juntamente com os neutrons, produzirem os núcleos. E, obviamente, se os núcleos atômicos não existissem, os átomos não existiriam, nem as moléculas (que são formadas por átomos).

Deste modo, os seres humanos, que são formados por moléculas, também não existiriam. Pior ainda, se a força forte não existisse a matéria que forma o Universo, tal como o conhecemos, também não existiria uma vez que até mesmo os prótons e os neutrons não conseguiriam se formar. Lembre-se que os prótons e nêutrons são formados por quarks e a interação entre os quarks se dá por meio da força forte.

Se a força forte não existisse o Universo ainda poderia existir só que ele seria formado por um enorme conjunto de partículas que se deslocariam através ele, eventualmente interagindo mas não produzindo as formas de matéria que hoje conhecemos.

 

Foto de Ciência e Astronomia.

Publicado em 25/10/2015, em Ciência e tecnologia. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Nome:Andressa Data:17/04/2016
    N°02
    Série: 2°A

    Força nuclear forte,o que é?

    E uma força que mantém o núcleo de átomo unido.
    O núcleo atômico é formado por prótons e nêutrons,o nêutrons não possuem carga elétrica já o prótons são as partículas dotada de uma carga positiva.
    Os físicos notaram que estabilidade nuclear forte, e chamada de força nuclear.Esta interação mantém o núcleo atômico unido.
    Na ausência da força forte, a força dominante no núcleo seria a interação eletromagnética.Onde os prótons possuem a mesma carga positiva.
    Deste modo,os seres humanos que são formados por moléculas, também não existiriam.Pior ainda se a força forte não existisse na matéria de forma universal,e conhecido também como não existiria em uma vez que os prótons e os nêutrons não conseguiriam se formar.

    Questões
    1-Os prótons possuem a mesma carga positiva?
    2-O que é força nuclear forte?
    3-O que mantém o núcleo de um átomo unido?
    4-A força nuclear forte também e chamada de forte nuclear? Porque?
    5-O que aconteceria se a força forte não existisse?

    Respostas:
    1R:Sim, os prótons possuem a mesma carga positiva onde eles sofreriam uma intensa repulsão que provocaria o seu rápido afastamento.
    2R:A força nuclear forte e o que mantém o núcleo de átomo unido
    3R: se ela não existisse,os núcleos atômicos não exitiriam pois ela e o que mantém o núcleo unido
    4-sim,porque a interação nuclear ou força forte esta interação que mantém o núcleo atômico unido.
    5-se a matéria não existisse que forma o universo.tal como o conhecemos não existiria uma vez que ate mesmo os prótons e os nêutrons não conseguiriam se forma

    Curtir

  2. Escola:E.E.professor Waldomiro Guimarães
    Nome:Nathiele Junior do nascimento
    N°: 33
    Série: 2°A

    O que mantém o núcleo de um átomo unido? o núcleo atômico é formado por prótons e nêutrons. Os nêutrons não possuem carga elétrica mas os prótons são partículas dotadas de carga positiva, existe uma intensa força de repulsão eletromagnética entre os prótons. Então, o núcleo de um átomo é estável?
    Os físicos notaram que a estabilidade nuclear é produzida pela presença de um novo tipo de interação entre partículas, a força nuclear forte, também chamada de força nuclear, de interação nuclear ou de força forte. É esta interação que mantém o núcleo atômico unido.
    A estabilidade nuclear está associada à força forte. Se ela não existisse, os núcleos atômicos não existiriam pois é ela que mantém o núcleo unido. Na ausência da força forte, a força dominante no núcleo seria a interação eletromagnética. Como os prótons possuem a mesma carga positiva, eles sofreriam uma intensa repulsão que provocaria o seu rápido afastamento impedindo que eles se aglutinassem para, juntamente com os nêutrons, produzirem os núcleos. Se os núcleos atômicos não existissem, os átomos não existiriam, nem as moléculas (que são formadas por átomos).
    No entanto, os seres humanos, que são formados por moléculas, também não existiriam, se a força forte não existisse a matéria que forma o Universo, também não existiria uma vez que até mesmo os prótons e os nêutrons não conseguiriam se formar. Os prótons e nêutrons são formados por quarks e a interação entre os quarks se dá por meio da força forte.

    1- De que é formado o núcleo dos átomos?
    R:é formado por prótons e nêutrons.

    2- A estabilidade nuclear está associada à quem?
    R: à força forte

    3-os prótons e os nêutrons , por sua vez ,são formados por quem?
    R: são formados por quarks.

    4-Na ausência da força forte , a força dominante seria qual interação?
    R: interação eletromagnética.

    5-qual a diferença entre prótons e nêutrons?
    R: prótons: são partículas dotadas de carga positiva
    Nêutrons: não possuem carga elétrica

    Curtir

  3. E.E Professor Waldomiro Guimaraes
    Tiffany de Jesus Ferreira n:34 1c

    Fiquei surpresa ao saber que a força forte é tao importante a ponto de que na sua ausencia, a matéria que forma o universo fosse um enorme conjunto de partículas se deslocando através dele, poi é ela quem mantém a estabilidade nuclear, promovendo uma interaçaõ entre as particulas mantendo o núcleo unido.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: