A Terra é composta por dois planetas fundidos, sugere nova pesquisa

Collision_web_1024

A Terra é composta por dois planetas fundidos, sugere nova pesquisa

Os astrônomos que estão investigando como a Lua se formou encontraram evidências de que ela surgiu depois de um pequeno planeta ter atingido a Terra há 4,5 bilhões de anos atrás. E a pesquisa sugere que esta colisão foi tão violenta que o tal planeta que nos atingiu, chamado de Theia, acabou fundindo-se com a Terra. A ideia de que a Lua apareceu após parte da Terra ter sido retirada em uma colisão violenta, não é nova, mas será que o corpo responsável por isso continuou vagando pelo espaço? Esse novo estudo diz que não, ou seja, Theia na verdade, nunca nos deixou.

Para chegar a tais resultados, a equipe analisou rochas lunares trazidas de volta à Terra pelas missões Apollo, assim como seis rochas vulcânicas do manto da Terra. Eles estavam olhando para que o oxigênio contidos nas rochas – o que significa que os pesquisadores estavam contando o número de prótons e nêutrons em átomos de oxigênio. Isso é importante, porque as rochas em cada corpo planetário em nosso Sistema Solar tem uma relação única – é um tipo de “impressão digital” – de isótopos de oxigênio. Por exemplo, mais de 99,9% do oxigênio da Terra é O-16, o que significa que cada átomo contém oito prótons e oito nêutrons. Mas há também pequenas quantidades de O-17 e O-18 na Terra. E é a relação entre O-16 e O-17 que os cientistas podem usar para trabalhar.

Se Theia simplesmente arrancou um lado da Terra para produzir a Lua, como previsto anteriormente, nosso satélite natural seria composto principalmente de Theia, e as rochas terrestres e lunares teriam diferentes vestígios de isótopos de oxigênio. Mas este não foi o caso. “Nós não vemos qualquer diferença entre isótopos de oxigênio da Lua e da Terra, eles são indistinguíveis”, disse o pesquisador Edward Young.

Em vez disso, as conclusões propostas em 2012, afirmam que Theia e a Terra foram realmente envolvidas em uma colisão frontal, em vez de lateral e acabou fundindo-se como resultado. Por enquanto, nós ainda não sabemos muito sobre Theia. A equipe de pesquisadores acreditam que esse “embrião planetário” foi semelhante em tamanho à Terra, enquanto outros acreditam que ele estava mais perto do tamanho de Marte.

Acredita-se que Theia estava crescendo de uma forma proporcional, e se tivesse sobrevivido ao acidente, ele teria se tornado um planeta. Se confirmada, a pesquisa vai mudar a nossa compreensão de como o nosso planeta se formou e evoluiu. Se Theia não tive colidido com a Terra, nós não chegaríamos onde estamos hoje, é fascinante pensar sobre todos os acidentes que tiveram que se unir para resultar em vida na Terra. [ScienceAlert]

Veja mais aqui http://climatologiageografica.com.br/a-terra-e-composta-de-dois-planetas-fundidos-sugere-nova-pesquisa/#ixzz3z170iuRY

Publicado em 02/02/2016, em Ciência e tecnologia. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Isabella Costa Mendes

    E.E Professor Waldomiro Guimarães, Isabella Costa Mendes, N°12, 3°A
    muito interessante ,pois nunca imaginei que a terra pode ser fundida por outro planeta, se esse fato for verdadeiro quero saber mais, adorei saber disso, e vemos que a Química te haver com tudo que existe.

    Curtir

  2. Maria Alaíde santos de Araújo

    E.E WALDOMIRO GUIMARAES
    Maria Alaíne Santos de Araujo n° 26 3°A Muito interessante e bastante curioso , se não fosse a Química eu jamais iria saber e nem teria a noção que ao fundir outros dois planetas se forma a Terra.
    Quero saber mais sobre esse fato.
    Super legal Curti muito.

    Curtir

  3. Jhovana Roberta

    E.E PROFº WALDOMIRO GUIMARÃES Jhovana Roberta Da Silva Nº 16 3º A
    Segundo ao assunto da theia que a terra foi envolvida em uma colisão fronta em vez de lateral e acabou fundindo-se como resultado. Por enquanto, nós ainda não sabemos muito sobre Theia. A equipe de pesquisadores acreditam que esse “embrião planetário” foi semelhante em tamanho à Terra, enquanto outros acreditam que ele estava mais perto do tamanho de Martel eu achei um assunto muito interessante eu não sabia que isso existia gostaria muito de saber um pouco mais desse assunto.

    Curtir

  4. Jéssica Rodrigues da Silva

    E.E PROFº WALDOMIRO GUIMARÃES, Jéssica Rodrigues da silva N:21 2ªA

    A Terra é composta por dois planetas fundidos, sugere nova pesquisa

    Os astrônomos que estão investigando como a Lua se formou encontraram evidências de que ela surgiu depois de um pequeno planeta ter atingido a Terra há 4,5 bilhões de anos atrás. E a pesquisa sugere que esta colisão foi tão violenta que o tal planeta que nos atingiu, chamado de Theia, acabou fundindo-se com a Terra.
    Estavam olhando para que o oxigênio contido nas rochas – o que significa que os pesquisadores estavam contando o número de prótons e nêutrons em átomos de oxigênio. Isso é importante, porque as rochas em cada corpo planetário em nosso Sistema Solar tem uma relação única – é um tipo de “impressão digital” – de isótopos de oxigênio. Por exemplo, mais de 99,9% do oxigênio da Terra é O-16, o que significa que cada átomo contém oito prótons e oito nêutrons. Mas há também pequenas quantidades de O-17 e O-18 na Terra. E é a relação entre O-16 e O-17 que os cientistas podem usar para trabalhar.
    Se Theia simplesmente arrancou um lado da Terra para produzir a Lua, como previsto anteriormente, nosso satélite natural seria composto principalmente de Theia, e as rochas terrestres e lunares teriam diferentes vestígios de isótopos de oxigênio. Mas este não foi o caso.
    Em vez disso, as conclusões propostas em 2012, afirmam que Theia e a Terra foram realmente envolvidas em uma colisão frontal, em vez de lateral e acabou fundindo-se como resultado. Por enquanto, nós ainda não sabemos muito sobre Theia.
    Se confirmada, a pesquisa vai mudar a nossa compreensão de como o nosso planeta se formou e evoluiu. Se Theia não tive colidido com a Terra, nós não chegaríamos onde estamos hoje, é fascinante pensar sobre todos os acidentes que tiveram que se unir para resultar em vida na Terra.
    Perguntas
    1.Sobre o que se trata o texto?
    Sobre os astrônomos que encontraram evidencias de um pequeno planeta (Theia) ter atingido a Terra.
    2.Quando ocorreu?
    Há 4,5 bilhões de anos atrás.
    3.A Lua se formou antes ou depois do ocorrido?
    Depois do ocorrido.
    4.Qual o tipo de oxigênio existentes na terra?
    Mais de 99,9% do oxigênio da Terra é O-16. Mas há também pequenas quantidades de O-17 e O-18.
    5.A Theia se colidiu apenas com a Terra? Escreva um trecho do texto que comprove sua resposta.
    Não, pois no texto fala ”A Theia simplesmente arrancou um lado da Terra para produzir a Lua, como previsto anteriormente , nosso satélite natural seria composto principalmente de Theia.”

    Curtir

  5. Ariany Michele da silva

    escola: E.E. Profª Woldomiro guimaraes
    nome: Ariany Michely da Silva Nº 5 serie 3ª A
    é interessante saber que para se ter vida no planeta terra foi preciso uma colisão com outro planeta. como chegaram a essa conclusão? e se a theia não tivesse colidido com a terra e continuasse crescendo, o que seria desses dois planetas, Theia e terra?

    Curtir

  6. Iasmin Silva

    Iasmin Silva n:14 1C
    E.E.Prof Waldomiro Guimaraes

    eu entendi que ha 4,5 bilhoes de anos atras a terra se chocou com um pequeno planeta chamado theia , e com essa colisao , acabou se fundindo a terra e após isso , parte da Terra foi retirada violentamente e com isso tem a ideia de que a lua surgiu após esta colisao , e acredita se que se theia teria sobrevivido ao acidente , teria se tornado um planeta .

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: